quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aula 1 – Microsoft UP/PPT – Criar uma Apresentação

1 – Iniciar o PowerPoint

Sempre que quiser iniciar o PowerPoint, deve seguir os seguintes passos: Clique no botão Iniciar na extremidade esquerda da barra de tarefas do Windows que, normalmente, se encontra localizada ao longo da parte inferior do ecrã. No menu Iniciar aponte para Todos os Programas. No submenu Todos os Programas aponte para Microsoft Office em seguida em Microsoft Office Power Point 2003.

2 - Criar um atalho no ambiente de trabalho

Para criar um atalho no ambiente de trabalho para o PowerPoint, clique no botão Iniciar, aponte para Todos os Programas, aponte para Microsoft Office e seleccione a opção PowerPoint. Mantenha premida a tecla Ctrl ao mesmo tempo que arrasta o ícone do PowerPoint para o ambiente de trabalho. Faça duplo clique no ícone de atalho para abrir o programa.

Veja o vídeo




Exercício:
1 - Crie um atalho do Powerpoint no ambiente de trabalho e em seguida abra o programa clicando no ícone de atalho que criou.

3 - Explorar a Janela do PowerPoint.


Na zona superior da janela do PowerPoint encontram-se os menus e botões utilizados para executar as tarefas de apresentação mais comuns.

Os botões encontram-se organizados em barras de ferramentas. Basta clicar num botão da barra para obter acesso num único passo a tarefas como, por exemplo, formatar texto e guardar uma apresentação.

Barra de título é a área de uma janela que apresenta o nome da aplicação actual e o nome do documento aberto. Está localizada ao longo da parte superior da janela.

Barra de menus é a área que listas os nomes dos menus disponíveis no PowerPoint (Ficheiro, Editar, Ajuda, etc.).

Barra de ferramentas Padrão permite o acesso rápido às funções de edição utilizadas com frequência. Está localizada abaixo da barra de menus.

Barra de ferramentas Formatação permite o acesso rápido às funções de formatação como por exemplo Negrito, Itálico, Tamanho da letra ou Tipo de letra, etc...

Botão Minimizar reduz uma janela a um botão na barra de tarefas do Windows. Aparece como um botão com uma linha horizontal e está localizado no grupo de três botões no canto superior direito da janela.

Botão Maximizar/Diminuir muda ou alterna entre apresentar uma janela no seu tamanho máximo e restaurar o tamanho anterior da janela. Está localizado no grupo de três botões no canto superior direito da janela.

Botão Fechar fecha a janela ou aplicação actual. Está localizado no grupo de três botões no canto superior direito da janela.

Todos os Itens têm uma descrição quando posiciona o ponteiro do rato sobre um botão da barra de ferramentas ou elemento do ecrã

4 - Opções de Barra de Ferramentas

Para ver os restantes comandos de cada barra de ferramentas, clique na seta para baixo em “Opções das barras de ferramentas”, apresentada na margem.

Veja o video





Exercício:
Adicione à barra de ferramentas padrão o botão “localizar”

5 - Painel Destaques/Diapositivos/Notas

A vista predefinida, "Normal", é constituída por três painéis: Destaques/Diapositivos/Notas. O painel Destaques/Diapositivos possui separadores que permitem alternar entre um destaque do texto do diapositivo e uma lista dos diapositivos da apresentação mostrados como miniaturas. O painel Notas (exactamente abaixo do painel do diapositivo) é o local onde são introduzidas as notas do orador.
Na parte inferior do painel Destaques/Diapositivos encontram-se botões de vista que permitem mostrar os diapositivos da apresentação de maneiras diferentes. Ao abrir o PowerPoint pela primeira vez, a apresentação surge em vista normal.

Veja o vídeo:


6 - Painel de Tarefas

Ao lado direito da janela do PowerPoint encontra-se o painel de tarefas que apresenta comandos e funcionalidades utilizadas com frequência durante o trabalho com apresentações.

Ao terminar a utilização de um painel de tarefas, clique no respectivo botão Fechar para o ocultar.

Veja o Video


Exercicio:
Experimente seleccionar o painel "Nova apresentação" e em seguida clique em Apresentação em Branco.


7 - Criar Uma Apresentação Através de Um Assistente.

Criar uma apresentação com o Assistente de conteúdo automático pode economizar tempo ao ajudar na organização e escrita da apresentação. O assistente guia-o através de um processo passo a passo, pedindo informações da apresentação, começando pelo diapositivo de título que é o primeiro diapositivo da apresentação.


Exercício:
1 - No painel de tarefas seleccione a opção Nova apresentação, clique em Do assistente de conteúdo automático.
2 - Leia a introdução e, em seguida, clique em Seguinte. O Assistente de conteúdo automático pede para seleccionar um tipo de apresentação. Para ajudar a identificar rapidamente os tipos de apresentação, o assistente organiza as apresentações por categoria.
3 - Clique em Projectos.
4 - Na lista que se encontra à direita, clique em Visão geral do projecto.


5 - Clique em Seguinte. O Assistente de conteúdo automático pede para seleccionar um tipo de suporte para a apresentação.
6 - Se necessário, clique na opção Apresentação no ecrã para seleccionar esse tipo de apresentação.
7 - Clique em Seguinte. O Assistente de conteúdo automático agora pede para introduzir as informações do diapositivo de título e as informações de rodapé a incluir em cada diapositivo.
8 - Clique na caixa Título da apresentação e escreva "Teste de Formação"
9 - Na caixa Rodapé escreva "Aula 1"
10 - Confirme que as caixas de verificação Data da última actualização e Número de diapositivo se encontram seleccionadas.

Se pretender alterar qualquer uma das informações introduzidas anteriormente, clique no botão Anterior.
11 - Clique em Seguinte e, em seguida, clique em Concluir.

8 - Guardar Uma Apresentação.
O trabalho concluído até agora encontra-se armazenado apenas na memória temporária do computador. Para guardar o trabalho e ser possível utilizá-lo novamente, deve atribuir um nome à apresentação e armazená-la na unidade de disco rígido do computador.

Assim que atribui um nome à apresentação, é possível guardar as alterações efectuadas, ao clicar no botão Guardar da barra de ferramentas Padrão ou ao seleccionar Guardar no menu Ficheiro.


Exercício:
Guarde a sua apresentação no Ambiente de Trabalho, com o nome "Aula 1", numa pasta com o seu nome.

PUBLICADO POR
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