domingo, 27 de janeiro de 2008

Módulo II/Aula 2 - Escrever, Formatar, Guardar e Imprimir um texto - DCB










Seleccionar Texto

Para editar texto, tem primeiro de seleccionar o texto pretendido. Uma forma de seleccionar texto consiste em manter premido o botão direito do rato e, em seguida, arrastar o ponto de inserção por cima do texto que pretende seleccionar. Pode anular a selecção de texto clicando em qualquer ponto da janela do documento

Exercício:
1 – Crie uma pasta no ambiente de trabalho
2 – Escreva o seguinte texto:

Não me importo com as rimas

Não me importo com as rimas.
Raras vezes
Há duas árvores iguais, uma ao lado da outra.
Penso e escrevo como as flores têm cor
Mas com menos perfeição no meu modo de exprimir-me
Porque me falta a simplicidade divina
De ser todo só o meu exterior.

Olho e comovo-me,
Comovo-me como a água corre quando o chão é inclinado,
E a minha poesia é natural como o levantar-se o vento...

Alberto Caeiro

3 – Faça as seguintes formatações:
Titulo: Comic Sans MS; Tamanho 16; Negrito; Itálico; Realce a Amarelo
Texto: Arial; Tamanho 14, Cor do tipo de letra – Vermelho
Nome do Autor: Arial; Tamanho 12; Sublinhado; Centrado; Cor do tipo de letra – Verde


4 – Guardar um documento

Para guardar o texto que acabou de escrever vá ao menu "Ficheiro" e clique na opção "Guardar como".

Na caixa "nome do ficheiro" escreva o nome que quer dar ao seu texto. Neste exemplo o nome será "Barra de Ferramentas".

Escolha a Pasta onde pretende guardar o seu texto. No exemplo que se segue usamos a pasta "Pedro" criada no ambiente de trabalho. Não se esqueça de seleccionar no lado esquerdo da caixa a opção que diz “Ambiente de Trabalho”.

Depois de seleccionar a sua pasta, clique na caixa “Abrir”

Agora só falta clicar no botão "Guardar".


Exercício:
1 – Crie uma pasta no ambiente de trabalho
4 – Guarde o texto na sua pasta (no ambiente de trabalho) com o nome: Alberto Caeiro_Rimas
5 – Com a ajuda do seu Professor, publique o texto na área de posts da lição.

Sem comentários: