Quando utiliza a caixa de diálogo Configurar página, pode determinar o aspecto do documento na página impressa. A caixa de diálogo Configurar Página é normalmente utilizada para definir as margens da página.
Por predefinição, o Word inclui margens esquerdas e direitas de 3,1 cm e margens superiores e inferiores de 2,5 cm.
Exercício:
1 - Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Abrir e abra o documento “Conhecendo a importância da água” que se encontra no ambiente de trabalho do seu computador.
2 - Faça as seguintes formatações:
Títulos Principal: Com o tipo de letra Comic Sans MS, tamanho 18, negrito, itálico, sublinhado e com a cor vermelha.
Sub-Títulos: Com o tipo de letra Comic Sans MS, tamanho 16, negrito, itálico, sublinhado e com a cor vermelha.
Texto: Tipo de letra em Arial, tamanho 14.
3 - No menu Ficheiro, clique em Configurar Página.
4 - No caixa Superior, escreva 3,8.
5 - No caixa Inferior, escreva 3,8 e prima OK
As margens inferior e superior da página têm agora 3,8 cm, em vez 2,5 cm
6 - No menu Ficheiro, clique em Guardar Como. Guarde no ambiente de trabalho, numa pasta com o seu nome e com o título “Conhecendo a importância da água_editado”
2 - Formatar um Parágrafo
Os parágrafos são predefinidos para terem espaço único e serem alinhados à esquerda, sem avanço. Para aceder à caixa de diálogo Parágrafo, clique em Parágrafo no menu Formatar.
Pode utilizar o separador Avanços e Espaçamento da caixa de diálogo Parágrafo para utilizar e modificar o alinhamento ou o avanço.
Alinhamento - A disposição do texto em posições fixas ou predefinidas. Se o parágrafo for alinhado à esquerda, todo o texto do parágrafo começará no lado esquerdo do documento.
Avanço - Determina a marca para a qual o texto é movido a partir da margem da página.
Exercício:
1 - Desloque-se para o título “Conhecendo a importância da água” alinhe-o ao centro. Faça o mesmo para os restantes títulos do documento.
2 - Seleccione o 1.º parágrafo do documento e seleccione a opção Alinhamento – Justificado.
Ainda neste parágrafo, na opção Avanço, seleccione 0,5 na opção esquerda e a opção Especial – 1ª linha.
3 - Seleccione os restantes parágrafos do documento e aplique as seguintes formatações: Alinhamento justificado e Avanço de 0,5; Especial 1.ª linha.
4 - Aplique o Espaçamento entre linhas de 1,5 e em seguida clique em Ok.
3 - Criar Cabeçalhos e Rodapés
Pode adicionar um cabeçalho ou um rodapé a um documento nas margens superior ou inferior. O texto nele incluído pode ser o identificador de um documento, como o nome do ficheiro, ou mesmo o número de página ou informações sobre o autor.
Exercício:
1 - No menu Ver, clique em Cabeçalho e Rodapé.
A barra de ferramentas Cabeçalho e Rodapé e as caixas Cabeçalho e Rodapé são apresentadas, tendo agora acesso ao cabeçalho. Note que a caixa Cabeçalho está na parte superior da página e a caixa Rodapé na parte inferior da mesma.
2 - Na barra de ferramentas Cabeçalho e Rodapé, clique no botão Cabeçalho e escreva: A importância da Água
3 - Norodapé insira o número da página.
4 - Mudar a Orientação da Página
Pode apresentar o texto numa página de duas formas: orientação vertical e orientação horizontal. O texto inserido numa orientação vertical aparece horizontalmente numa página vertical. O texto inserido numa orientação horizontal aparece horizontalmente numa página virada de lado.
Exercício:
1 - No menu Ficheiro, clique em Configurar página. A caixa de diálogo Configurar página é apresentada.
2 - Clique na opção Horizontal e clique em OK. O texto é apresentado na orientação horizontal.
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