terça-feira, 18 de março de 2008

Aula 6 – Microsoft UP/PPT – Inserir Informações no PowerPoint

É possível inserir informações gráficas e numéricas numa apresentação PowerPoint para ajudar a transmitir a mensagem que pretende comunicar de diversos modos. O modo mais directo é copiar e colar as informações como seja texto, objectos e diapositivos de uma mesma apresentação, entre apresentações.

Exercício:
1 - Inicie o PowerPoint, e abra o documento Brevissima História da Internet, que guardou na ultima aula no seu ambiente de trabalho.
2 – Insira três novos diapositivos à sua apresentação.
No diapositivo 4 escreva na caixa de título: A ARPA.
Na caixa de subtítulo escreva:
Em 1961 a Universidade da Califórnia – UCLA – em Santa Bárbara herdou da Força Aérea um enorme computador IBM; o Q-32. Este facto iria permitir à ARPA orientar a sua investigação para a área da, recém-nascida, Informática.

No diapositivo 5 escreva na caixa de título: A Arpanet
Na caixa de subtítulo escreva:
E foi assim que, nos finais dos anos 60 , mais propriamente em 1969 o Departamento de Defesa Americano, constitui a ARPA ( Advance Research Projects Ageny ), evoluindo para a ARPAnet, consistindo numa rede de 4 computadores entre outras tantas universidades – SRI, UCLA, UCSB e Utah. Lançou-se uma semente que não parou de crescer!
Nos anos 70 , A ARPA desenvolveu uma série de protocolos, que contribuíram para uma maior eficiência e eficácia a nível desta comunicação.
Em 1982 a ARPAnet juntou-se à MILEnet ( rede militar) à NFSnet ( rede científica da National Science Foundation) e a redes baseadas em BBS ( como a BITNET – Because Its Time Network) de modo a trocar informação. Esta interligação constituía uma rede de redes – a INTERNET.

Na caixa de título do diapositivo 6 escreva: Tecnologia em Evolução
Na caixa de subtítulo escreva:
A tecnologia numa evolução sem barreiras, veio a permitir uma interligação de computadores, a qual impôs por sua vez a necessidade de um novo protocolo de comunicação – o TCP/IP, que ainda hoje se mantém. Em consequência deste protocolo a informação é dividida em pequenos "packets"( não mais de 1500 caracteres) e envia-os para a rede.
É evidente que inicialmente os computadores ligados a estas redes eram grandes computadores, no entanto, a evolução da rede foi acompanhada da evolução dos computadores. Assim, primeiramente assistimos a uma comunidade académica e científica que a utiliza no âmbito de uma partilha de conhecimentos de investigação, e depois pelo público em geral, graças ao computador pessoal!

1 - Alterar o Esquema de um Diapositivo

Quando inserir ClipArt, tabelas, gráficos, imagens ou objectos, o PowerPoint poderá aplicar um comportamento de esquema automático que altera o diapositivo de modo a acomodar o novo objecto.

Exercício:
1 – Vá até ao diapositivo 4
2 - No menu Formatar, clique em Esquema de diapositivos.
3 - No painel de tarefas Esquema de diapositivos, desça até ao título Esquemas de texto e objectos.
4 - Em Esquemas de texto e objectos, clique no esquema de diapositivo Título, texto e objecto.
O esquema do diapositivo altera-se. A lista com marcas ocupa apenas a metade esquerda do ecrã. Um marcador de posição de objecto ocupa a metade direita. O diapositivo está pronto a receber uma tabela, um gráfico, um objecto de ClipArt, uma imagem, um diagrama, um organograma ou clip de multimédia.
5 - No painel de tarefas Esquema de diapositivos, clique na caixa Fechar para fechar o painel de tarefas.

2 - Inserir uma Imagem de ClipArt

Neste exercício, vai inserir uma imagem de ClipArt do Clip Organizer num diapositivo.
1 - Com o diapositivo 4 visível, no menu Inserir, aponte para Imagem e clique em ClipArt. O painel de tarefas Inserir ClipArt é apresentado.
2 - Assegure-se de que só está seleccionada a caixa de verificação ClipArt.
3 - Na caixa Texto a procurar, escreva ciberespaço e clique em Procurar. É apresentada toda a ClipArt relativa a ciberespaço.
4 - Seleccione a primeira imagem que lhe aparece na caixa de diálogo do clipart



3 - Dimensionar uma Imagem
Com o comando Imagem no menu Formatar pode dimensionar um objecto por um método numérico, em vez de arrastar a respectiva alça de redimensionamento. Se criar um documento especificamente para uma apresentação, pode optimizar o tamanho de uma imagem para o tamanho do ecrã da apresentação seleccionando a caixa de verificação Melhor dimensionamento para a apresentação de diapositivos no separador Tamanho na caixa de diálogo Formatar imagem.

Exercício:
1 – Seleccione a imagem que inseriu no diapositivo. É apresentada a barra de ferramentas Imagem.
2 - Na barra de ferramentas Imagem, clique no botão Formatar imagem ou clique em Imagem no menu Formatar. Aparece a caixa de diálogo Formatar Imagem.
3 - Clique no separador Tamanho.
4 - Na área Dimensionar, seleccione o número na caixa Altura.
5 – Redimensione a altura até atingir o tamanho 4
Uma vez que a caixa de verificação Manter a relação altura/largura está seleccionada, a definição da opção Largura também se altera quando clicar em OK. Se não tem a certeza das dimensões da nova escala, pode clicar em Pré-visualizar (ao lado de Cancelar) para ver o objecto antes de fechar a caixa de diálogo.


6 - Clique em OK
7 - Arraste a imagem até ao canto inferior direito.

4 - Inserir e Formatar uma Tabela
Uma tabela organiza as informações em linhas e colunas. A intersecção de uma linha e de uma coluna denomina-se célula.
Depois de criar uma tabela, introduz o texto nas células tal como o faria num parágrafo, com a diferença de que a tecla Tab permite deslocar o ponto de inserção de célula para célula, em vez de avançar o texto.
Com as barras de ferramentas Formatação e Tabelas e Limites, pode adicionar cores e limites e pode alterar o alinhamento do texto numa tabela.

Exercício:
1 – Adicione um diapositivo à sua apresentação.
2 – Na caixa de título do seu novo diapositivo escreva: Dos anos 90 à Actualidade
Na caixa de subtítulo escreva:
No início dos anos 90 contabilizavam-se cerca de 20 milhões de pessoas " ligadas " à Internet, num crescimento à razão de 1000.000 novos utilizadores mês! Actualmente é virtualmente impossível conhecer cada um dos computadores que está ligado à rede Internet assim como o seu número total de utilizadores!
Nos dias que correm a Internet é a rede das redes, em que dezenas de milhares de computadores comunicam uns com os outros através de uma linguagem comum. E para os utilizadores da Internet conhecem sobejamente as suas vantagens nomeadamente, a comunicação, a partilha de dados e ainda a partilha de recursos!

3 – Seleccione a opção Aplicar esquemas de diapositivos e em seguida Esquemas de texto e objecto. Aplique ao diapositivo a opção Título, texto e objecto.
4 - Clique no marcador de posição de tabela.
Aparece a caixa de diálogo Inserir Tabela.
5 - Clique na seta para cima de Número de linhas, até atingir o número 4.
6 - Clique em OK. O PowerPoint insere uma tabela vazia que pode ser preenchida com texto. Também aparece a barra de ferramentas Tabelas e Limites na janela da apresentação.
7 - Escreva o seguinte texto na tabela, utilizando a tecla Tab para se deslocar de célula para célula:


8 - Seleccione os títulos das colunas, Internet e Utilizadores, na tabela e, em seguida, clique no botão Negrito na barra de ferramentas de Formatação.
9 - Na barra de ferramentas de Formatação, clique no botão Centrar e, em seguida, clique em Centrar Verticalmente na barra de ferramentas Tabelas e Limites.
10 - Na barra de ferramentas Tabelas e Limites, clique na seta para baixo Cor de Preenchimento e, em seguida, clique na caixa cinzento claro à direita.

5 - Inserir uma Imagem

O PowerPoint permite inserir imagens, gráficos, fotografias digitalizadas, arte, fotografias ou ilustrações de um CD-ROM ou de outro programa num diapositivo.
Para inserir uma imagem a partir de um ficheiro existente no seu disco rígido, num disco amovível ou na rede, utiliza o comando Do Ficheiro no submenu Imagem.
Se tiver uma grande colecção de imagens, pode utilizar o PowerPoint para criar um álbum de fotografias. O PowerPoint permite-lhe inserir múltiplas imagens a partir do seu disco rígido no seu álbum de fotografias. Também pode personalizar o álbum de fotografias utilizando as opções especiais de esquema, como molduras ovais e legendas sob cada imagem.

Exercício:
1 – Adicione um diapositivo à sua apresentação
Na caixa de título escreva Bibliografia
Na caixa de subtítulo escreva:
Informações retiradas de:
http://www.prof2000.pt/users/sara/net.htm
http://piano.dsi.uminho.pt/museu/INTERNET.PDF

2 – Utilizando um motor de busca da Internet à sua escolha, seleccione uma imagem relacionada com a Internet e guarde-a no Ambiente de trabalho do seu computador.
3 - No menu Inserir, aponte para Imagem e clique em Do Ficheiro.
Aparece a caixa de diálogo Inserir Imagem.
4 – No Ambiente de trabalho do seu computador aparece uma lista de ficheiros e de pastas. Clique na Imagem que guardou
5 - Clique em Inserir.
Aparece a imagem e a barra de ferramentas Imagem. Redimensione a imagem.

6 - Modificar uma Imagem

Se inserir uma fotografia ou imagem digitalizada no diapositivo, poderá melhorar a imagem com os controlos de luminosidade, contraste e conversão. Depois de fazer as alterações, pode clicar no botão Repor Imagem na barra de ferramentas Imagem para reverter todas as alterações.
Também pode comprimir imagens com o PowerPoint, para minimizar o tamanho do ficheiro da imagem.
Pode escolher a resolução que pretende para as imagens numa apresentação com base no lugar e suporte em que estas serão vistas (por exemplo, na Web ou impressas), e pode definir outras opções, como eliminar áreas recortadas da imagem, para obter o melhor equilíbrio entre a qualidade da imagem e o tamanho do ficheiro.

Exercício:
1 - Arraste a caixa de deslocamento para o último diapositivo
2 - Clique na imagem para a seleccionar se necessário e para visualizar a barra de ferramentas Imagem.
3 - Redimensione utilizando as alsas da imagem
4 - Na barra de ferramentas Imagem, clique no botão Cor e, em seguida, clique em Marca de água.
A imagem é convertida em marca de água.
5 - Na barra de ferramentas Imagem, clique duas vezes no botão Menos Luminosidade.
A luminosidade da imagem diminui, de modo a realçar o aspecto da imagem.
6 - Na barra de ferramentas Imagem, clique duas vezes no botão Mais Contraste.
O contraste da imagem aumenta, de modo a realçar o aspecto da imagem.
7 - Arraste a imagem para o centro até estar alinhada com o topo da caixa de texto deste diapositivo.
8 - Na barra de ferramentas Imagem, clique no botão Comprimir Imagens.
Aparece a caixa de diálogo Comprimir Imagens. As definições actuais adequam-se às suas necessidades.


10 - Clique em OK.
Aparece uma caixa de aviso, informando que a compressão da imagem pode reduzir a qualidade das suas imagens.
11 - Clique em Aplicar para comprimir a imagem.
12 - Anule a selecção da imagem.
A janela da sua apresentação deve ter o aspecto da ilustração na página que se segue:

7 - Inserir e Modificar WordArt

O WordArt permite-lhe adicionar ao seu texto melhoramentos visuais que vão além da alteração do tipo de letra ou do tamanho do tipo de letra.
Não é preciso ser-se artista para criar texto estilizado—o WordArt disponibiliza uma galeria repleta de escolhas. Para inserir texto estilizado, basta clicar no botão Inserir WordArt na barra de ferramentas Desenho e, em seguida, seleccionar um estilo.
Exercício:
1 - Adicione um diapositivo à sua apresentação
2 - Na barra de ferramentas Desenho, clique no botão Inserir WordArt.
Aparece a caixa de diálogo Galeria de WordArt, com uma lista de estilos.
3 - Clique no estilo da terceira coluna e terceira linha, conforme ilustrado na página seguinte.


4 - Clique em OK.
É apresentada a caixa de diálogo Editar Texto de WordArt.
5 - Na Caixa de texto, escreva Fim
As predefinições de texto do WordArt são Times New Roman a
36 pontos.
6 - Clique em OK.
É apresentado o texto que escreveu e a barra de ferramentas WordArt.
7 - Arraste a alça de redimensionamento do canto inferior direito para a esquerda para diminuir o tamanho do objecto WordArt, de modo a que este caiba no seu diapositivo.
8 - Na barra de ferramentas WordArt, clique no botão Forma do WordArt e, em seguida, clique no símbolo Ondulado Duplo 2, conforme ilustrado a seguir:


9 - Na barra de ferramentas WordArt, clique no botão Espaçamento de Caracteres do WordArt.
Aparece um submenu com tipos de espaçamento de caracteres.
10 - No submenu Espaçamento de Caracteres, clique em Largo.
11 - Na barra de ferramentas WordArt, clique no botão Formatar o WordArt.
12 - Clique no separador Cores e Linhas, clique na seta para baixo de Cores na secção Preenchimento na parte de cima da caixa de diálogo e, em seguida, clique na caixa azul escura na linha de cima das caixas de cores (caixa Usar cor do esquema de destaque).
13 - Clique na seta para baixo de Cores na secção Linha e, em seguida, clique na caixa azul escura na linha de cima das caixas de cores (caixa Usar cor do esquema de destaque).
14 - Clique em OK.
15 - Na barra de ferramentas Desenho, clique no botão Estilo Sombra e, em seguida, clique em Definições de Sombra.
É apresentada a barra de ferramentas Definições de Sombra.
16 - Na barra de ferramentas Definições de Sombra, clique na seta para baixo da Cor da Sombra e, em seguida, clique na caixa azul claro (caixa Usar cor do esquema de destaque e da hiperligação).
17 - Na barra de ferramentas Definições de Sombra, clique no botão Fechar.
18 - Arraste o objecto de texto WordArt para o centro do diapositivo e, em seguida, clique numa área vazia da janela da apresentação para sair do WordArt.
A barra de ferramentas do WordArt é fechada.

Sem comentários: