terça-feira, 11 de março de 2008

Aula 8 - Microsoft Up/Word - Trabalhar com Colunas

Quando abre um dicionário, um jornal ou uma página da sua revista preferida, normalmente vê texto apresentado em colunas.

No processamento de texto, as colunas são um ou mais blocos de texto numa página, em que o texto passa para o topo da coluna seguinte quando a primeira coluna se encontra preenchida.

1 - Criar Colunas

Antes de começar a modificar um documento para criar colunas, é importante:
- Analisar qual o aspecto que pretende dar às colunas na página e como pretende que sejam formatadas.
- Saber o número de colunas que pretende na página.
- O comprimento e o espaço de cada coluna.
- O espaço entre as colunas.
Pode rapidamente criar colunas de largura igual utilizando o botão Colunas na barra de ferramentas Padrão.


Também pode utilizar a caixa de diálogo Colunas para criar colunas de largura igual ou desigual ou personalizar cada coluna com uma medida específica.


Se pretender que apenas algumas secções de um documento sejam formatadas em colunas, primeiro, seleccione o texto que pretende formatar em colunas e, em seguida, aplique a formatação em colunas à selecção.

Exercício:

1 – Abra o documento “PIEF” que se encontra no ambiente de trabalho do seu computador
2 - Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Colunas.

É apresentado o menu Colunas.


3 - Clique na terceira coluna do menu. O texto de todo o documento é organizado em três colunas.
4 - Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão 1 coluna. O documento regressa ao seu esquema original.
5 - Seleccione os dois primeiros parágrafos do texto. Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Colunas e, no menu Colunas, clique na segunda coluna. O texto seleccionado é formatado em duas colunas.
6 - Seleccione os 2 primeiros parágrafos do texto abaixo do subtítulo Metodologia
7 - No menu Formatar, clique em Colunas. A caixa de diálogo Colunas é apresentada.


8 - Na secção Predefinições, clique em À esquerda e clique em OK. A selecção de texto é formatada em duas colunas, sendo a coluna direita mais larga do que a da esquerda.
9 - Clique em qualquer ponto do documento para desmarcar texto.
10 - No menu Ficheiro, clique em Guardar Como e guarde o documento na sua pasta que se encontra no computador, com o nome “PIEF_EDITADO”
11 - Seleccione os 2 últimos parágrafos do texto abaixo do subtítulo Metodologia
12 - No menu Formatar, clique em Colunas. A caixa de diálogo Colunas é apresentada.
13 - Na secção Predefinições, clique em À direita e clique em OK.
A selecção de texto é formatada em duas colunas, sendo a coluna esquerda mais larga do que a da direita.
14 - Clique em qualquer ponto do documento para desmarcar texto.

2 - Especificar a Largura das Colunas

Também pode modificar larguras de colunas com a régua ou as definições de largura através da caixa de diálogo Colunas. Consoante defina as colunas mais estreitas ou mais largas, o espaço entre as colunas poderá tornar-se automaticamente mais estreito ou mais largo.

Exercício:
1 - Seleccione a primeira parte do texto “O Pief”
2 – Utilizando a régua, altere o tamanho das colunas da seguinte forma: arraste para a direita a seta de avanço que se encontra na régua.


3 – Pode utilizar a régua da mesma forma, seleccionando apenas a parte do texto que você pretender.


4 - Utilizando a caixa de diálogo Formatar, Colunas.
4.1 – Seleccione as duas últimas colunas do texto.
4.2 - No menu Formatar, clique em Colunas.
4.3 - Na caixa Largura, aumente a largura da 1ª coluna
Faça o mesmo para a 2ª coluna.
5 – Reduza o espaçamento entre as colunas, utilizando a caixa de diálogo Colunas
Pode ir visualizando as suas alterações no esquema de colunas que se encontra na caixa de diálogo.

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