terça-feira, 1 de abril de 2008

Aula 10 - Microsoft Up/Word - Word e a Web

À medida que a Internet se torna cada vez mais popular, aumenta o número de pessoas que pretende criar documentos que possam ser visualizados na Web. Web é o termo utilizado para descrever a tecnologia que coloca textos, gráficos, som e vídeo na Internet. Apesar destas funcionalidades de multimédia serem largamente utilizadas em Web sites de todo o mundo, a maioria dos documentos da Web continua a conter essencialmente textos e gráficos.

O Word tem ainda várias funcionalidades adicionais, que o tornam uma ferramenta útil para trabalhar com a Web. Pode enviar os seus documentos do Word como mensagens de correio electrónico, sem ter de sair do Word para o fazer.

Exercício:

1 – Abra o documento O PIEF_1 e complete o texto.
2 - No menu Ficheiro, clique em Guardar Como e guarde o documento com o nome O PIEF_1_editado no ambiente de trabalho.
O Word guarda o documento.
3 - No menu Ficheiro, aponte para Enviar Para e clique em Destinatário de Correio (Como Anexo).


O programa de correio electrónico predefinido no computador é iniciado.
4 - Na caixa Para, escreva geracao_cool@hotmail.com O endereço de correio electrónico do cliente é inserido.
5 - Seleccione o texto na caixa Assunto e escreva O que eu espero do PIEF
6 - Clique na área da mensagem e escreva Conforme a nossa conversa, junto envio o documento que descreve aquilo que eu espero do PIEF para o 3.º período deste ano lectivo.
7 - Na janela da mensagem de correio electrónico, clique no botão Enviar e siga as instruções fornecidas pelo programa de correio electrónico para enviar a mensagem.
(seleccione a opção ctrl+Enter no caso de não conseguir visualizar o botão enviar)
Mantenha este ficheiro aberto para o exercício seguinte.


Ver um Documento em Pré-visualizar a Página Web
Antes de converter um documento do Word numa página Web (procedimento que executará num exercício posterior), pode pré-visualizar o aspecto que o documento terá como página Web. Pode utilizar Pré-visualizar a página Web para rapidamente verificar se o documento tem o aspecto pretendido, antes de guardar o documento como página Web.

Exercício:
1 - No menu Ficheiro, clique em Pré-visualizar a Página Web.
O browser é aberto e apresenta uma pré-visualização da brochura como página Web.


2 - Clique no botão Fechar no canto superior direito do browser.
O browser é fechado e o documento do Word volta a aparecer.
3 - Clique no botão Vista Esquema Web, localizado à esquerda da barra de deslocamento horizontal, na parte de baixo do ecrã.
O Word apresenta o documento tal como este seria num ficheiro HTML apresentado num browser.

Note que a largura e o comprimento dos parágrafos é maior, o tipo de letra é mais pequeno e que pode editar utilizando a Vista Esquema Web.
Mantenha este ficheiro aberto para o exercício seguinte.

Guardar um Documento do Word como Página Web
Pode facilmente guardar um documento do Word como página Web. Uma página Web é um documento em HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto, a linguagem de marcação de códigos, que determina o modo como o texto e os gráficos são apresentados num browser).

Exercício:
1 - No menu Ficheiro, clique em Guardar Como Página Web. A caixa de diálogo Guardar Como é apresentada e a caixa Guardar com o tipo contém o texto Página Web.
2 - Volte a abrir o documento que acabou de guardar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto aluno de uma turma PIEF do tipo I, pretendo ser certificado com o 6º ano. Pretendo também continuar para o ano na mesma turma, de forma a obter o 9º ano e assim começar a trabalhar.

Anónimo disse...

Eu Joana Marques, pretendo ser certificada o mais rapidamente possível para ter umas grandes férias.

Anónimo disse...

Enquanto aluno de uma turma PIEF do tipo I, pretendo, portar-me bem, estar atento nas aulas, não entrar na brincadeira com os colegas na aula, não falar alto, não desrespeitar os professores e pretendendo receber o certificado o mais rapidamente possível e de futuro entrar em Peti Empresa.

Anónimo disse...

Ser certificado!