quarta-feira, 9 de abril de 2008

Discriminação/Exclusão

Infelizmente a palavra DISCRIMINAÇÃO continua presente no mundo em que vivemos. Todos os dias há pessoas que são vítimas deste mal social, seja pela sua origem, cor ou credo, entre outros...

Exercício:
1 - Abra um documento do Word e grave-o no ambiente de trabalho com o nome: Discriminação.

2 - Faça uma pesquisa na Internet acerca do tema discriminação, e copie para o seu documento o significado mais comum desta palavra.

3 - Identifique 4 tipos/formas de discriminação/exclusão.

4 - Para cada um dos tipos/formas de discriminação/exclusão apontados, identifique o seu significado.

5 - Refere um dos pressupostos que levou à criação da Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

6 - NÃO SE ESQUEÇA DE APONTAR PARA CADA UMA DAS SUAS RESPOSTAS A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

7 - Publique na área de comentários deste post, a resposta a cada uma das questões.

6 comentários:

Anónimo disse...

1 - Significado mais comum de discriminação.
O significado mais comum tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o

2 - Identifique 4 tipos/formas de discriminação/exclusão.
Racial
Religiosa
Sexual
Idade

3 - Para cada um dos tipos/formas de discriminação/exclusão apontados, identifique o seu significado.

Discriminação Racial – O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

Discriminação Religiosa – Diz respeito à noção de que existem religiões superiores às outras. A intolerância religiosa é uma questão que ainda hoje, no século, XXI, existem grupos que se confrontam uns com os outros em nome da diferença de credo, ou religião.

Discriminação sexual – diz respeito à ideia de que existem diferenças de tratamento ao nível sexual. Por exemplo segundo as Nações Unidas, as mulheres ainda não atingiram a igualdade real em nenhum país do mundo. A ratificação da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres ainda não foi feita em cerca de 90 Estados. No mundo há mais igualdade a Norte – onde se localizam a maioria dos países desenvolvidos – do que a Sul – onde se registam os maiores índices de desigualdade (África e na Ásia Meridional).
Retirado de: http://osabordaspalavras.blogs.sapo.pt/arquivo/023962.html

Discriminação pela idade – Uma das áreas onde a idade se torna cada vez mais num visível factor de discriminação é na área do trabalho. Os jovens até aos 25 anos são considerados muito novos. Falta de experiência profissional e imaturidade são os argumentos mais comuns. Depois dos 35/40 anos as pessoas são consideradas demasiado velhas para a empregabilidade. Estamos a falar de um período ideal para o emprego de 10 a 15 anos que correspondem a uma ínfima parte da vida de uma pessoa.
Retirado de: http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7B13B6FDAC-0084-498C-975F-45DE76E7C9BB%7D

4 – Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial
Considerando que a Carta das Nações Unidas se funda nos princípios da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos e que todos os Estados Membros se obrigaram a agir, tanto conjunta como separadamente, com vista a atingir um dos fins das Nações Unidas, ou seja: desenvolver e encorajar o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, de sexo, de língua ou de religião;

Anónimo disse...

Descriminação/exclusão
1 - Discriminar significa "fazer uma distinção". O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.

2 - Discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista

Discriminação racial: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos: político, económico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
Retirado de: anddem.org.pt/Comunicado/atletismo/ar2007/atlprimsolidaria/download

Discriminação religiosa: Significa qualquer distinção ou exclusão com base na religião ou credo das pessoas.

Discriminação sexual:
Segundo as Nações Unidas, as mulheres ainda não atingiram a igualdade real em nenhum país do mundo. A ratificação da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres ainda não foi feita em cerca de 90 Estados. No mundo há mais igualdade a Norte – onde se localizam a maioria dos países desenvolvidos – do que a Sul –onde se registam os maiores índices de desigualdade (África e na Ásia Meridional).
Retirado de: http://osabordaspalavras.blogs.sapo.pt/arquivo/023962.html

Descriminação especista: O especismo é uma discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, qualquer que seja a espécie, os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo


3 – Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial
Considerando que a Carta das Nações Unidas se funda nos princípios da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos e que todos os Estados Membros se obrigaram a agir, tanto conjunta como separadamente, com vista a atingir um dos fins das Nações Unidas, ou seja: desenvolver e encorajar o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, de sexo, de língua ou de religião;
Retirado de: http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/tidhuniversais/pd-eliminacao-discrimina-racial.html

Paulinho disse...

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual e étnica.

O direito ao trabalho vem definido na Constituição Federal como um direito social, sendo proibido qualquer tipo de discriminação que tenha por objectivo reduzir ou limitar as oportunidades de acesso e manutenção do emprego.


Discriminação racial - Discriminação com base na raça ou etnia;

Discriminação religiosa – Discriminação com base na religião ou crença das pessoas.

Discriminação sexual – Discriminar com base na orientação sexual das pessoas.

Um dos propósitos das Nações Unidas, é promover e encorajar o respeito universal e a observância dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem discriminação de raça, sexo, idioma ou religião.


Retirado de: http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/discriraci.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o

Anónimo disse...

1 – O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.

2- A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência

3 – Discriminação sexual: À medida que as mulheres iam conquistando direitos e caminhando para a igualdade, consciencializaram-se que em grande parte do mundo eram e ainda são cometidas bárbaras formas de discriminação contra as mulheres.

4 – Discriminação por idade: A DISCRIMINAÇÃO DE IDADE AMEAÇA TANTO OS IDOSOS QUANTO AS CRIANÇAS.
Uma das áreas onde a idade se torna cada vez mais num visível factor de discriminação é na área do trabalho. Os jovens até aos 25 anos são considerados muito novos. Falta de experiência profissional e imaturidade são os argumentos mais comuns. Depois dos 35/40 anos as pessoas são consideradas demasiado velhas para a empregabilidade. Estamos a falar de um período ideal para o emprego de 10 a 15 anos que correspondem a uma ínfima parte da vida de uma pessoa.
Retirado de: http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7B13B6FDAC-0084-498C-975F-45DE76E7C9BB%7D

5 - O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

6 - Considerando que a Carta das Nações Unidas se funda nos princípios da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos e que todos os Estados Membros se obrigaram a agir, tanto conjunta como separadamente, com vista a atingir um dos fins das Nações Unidas, ou seja: desenvolver e encorajar o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, de sexo, de língua ou de religião;
Retirado de: http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/tidhuniversais/pd-eliminacao-discrimina-racial.html

Anónimo disse...

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica.
3, racial, religiosa, sexual, étnica


4 – Racismo: O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.


5 Religiosa: A discriminação religiosa é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de religiões distintas e superiores umas às outras.


6 sexual: A discriminação sexual é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de sexos ou orientação sexual distintas e superiores umas às outras.



7; étnica: : A discriminação étnica é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de etnias distintas e superiores umas às outras.

8; Considerando que a Carta das Nações Unidas baseia-se em princípios de dignidade e igualdade inerentes a todos os seres humanos, e que todos os Estados-membros comprometem-se a tomar medidas separadas e conjuntas, em cooperação com a Organização, para a consecução de um dos propósitos das Nações Unidas, que é promover e encorajar o respeito universal e a observância dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem discriminação de raça, sexo, idioma ou religião,

Anónimo disse...

2 - Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou espevita.
3- Racial, religiosa, sexual, idade.
4-
Racial:
Discriminação de indivíduos, grupos ou povos em função de sua origem histórica ou aparência física, sobretudo cor. O racismo se opõe à ideia de que existe um só género humano, portanto, uma única raça. Mas o racismo pode expressar-se, também, a partir da diferenciação cultural.

Religiosa:
Significa fazer uma discriminação ou distinção com base na religião.

Sexual:
A discriminação sexual significa que as mulheres ainda não atingiram a igualdade real em nenhum país do mundo
Idade: Uma das áreas onde a idade se torna cada vez mais num visível factor de discriminação é na área do trabalho. Os jovens até aos 25 anos são considerados muito novos. Falta de experiência profissional e imaturidade são os argumentos mais comuns. Depois dos 35/40 anos as pessoas são consideradas demasiado velhas para a empregabilidade. Estamos a falar de um período ideal para o emprego de 10 a 15 anos que correspondem a uma ínfima parte da vida de uma pessoa.
5 - Considerando que a Carta das Nações Unidas se funda nos princípios da dignidade e da igualdade de todos os seres humanos e que todos os Estados Membros se obrigaram a agir, tanto conjunta como separadamente, com vista a atingir um dos fins das Nações Unidas, ou seja: desenvolver e encorajar o respeito universal e efectivo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, de sexo, de língua ou de religião.