quinta-feira, 6 de março de 2008

Aula 4 – Microsoft UP/PPT – Adicionar e Modificar Texto no Diapositivo

No Microsoft PowerPoint, pode adicionar e modificar o texto da apresentação para aprimorar a sua mensagem. Pode também ajustar a posição dos objectos de texto, alterar o aspecto do texto, localizar e substituir texto, substituir tipos de letra e verificar a ortografia.

Exercício:
1 Abra o seu curriculum no PowerPoint.
4 No menu Ficheiro, clique em Guardar Como, escreva “o meu curriculum_editadoIV”.

1 - Adicionar Texto a Diapositivos

Normalmente, os diapositivos contêm caixas de texto para o título e texto com marcas de lista onde introduz as ideias principais. Também pode colocar outros objectos de texto num diapositivo utilizando o botão Caixa de Texto na barra de ferramentas Desenho.

Exercício:
1 – Acrescente um diapositivo (7) à sua apresentação. Na caixa de título escreva “Diapositivo de teste”
2 – Na caixa de subtítulo escreva “aula III”
3 – Crie uma nova caixa de texto entre o título e o subtítulo utilizando a opção “caixa de texto” que se encontra na barra de desenho. Escreva o seu nome dentro da caixa.

2 - Formatar Texto

Depois de acabar de introduzir o texto, pode alterar-lhe o aspecto, aplicando formatação, tal como tipo de letra, o tamanho do tipo de letra e o tipo de marcas e numeração, seleccionando o objecto de texto e clicando em um ou mais botões de formatação na barra de ferramentas Formatação.

Exercício:
1 - Clique no limite da caixa de texto com marcas de lista no diapositivo 7 para a seleccionar com a caixa de selecção pontilhada.
2 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Marcas.
Desaparecem as marcas das quatro linhas de texto.
3 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Numeração para trocar as marcas por números.
O texto altera-se para uma lista numerada.
4 - Na barra de ferramentas Formatação, volte a clicar no botão Marcas.
O texto altera-se para uma lista com marcas.
5 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Itálico.
O texto do objecto passa a estar em itálico.
8 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Diminuir Tamanho do Tipo de Letra para reduzir o tamanho do tipo de letra para 20 pontos.
9 - Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta para baixo em Cor do Tipo de Letra.
Aparece um menu de cores de texto do actual esquema de cores.
10 - Clique na cor azul
A cor do tipo de letra na caixa de processamento de texto altera-se para azul.
11 - Seleccione as palavras na caixa de texto do subtítulo
Aparece a caixa de selecção com linhas inclinadas e pode formatar texto individualmente.
12 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Itálico.
O texto deixa de estar em itálico.
13 - Clique numa área em branco do diapositivo para desmarcar o objecto de texto.

3 - Alterar o Alinhamento e o Espaçamento do Texto

O PowerPoint permite-lhe controlar a forma como o texto se alinha no diapositivo. Pode alinhar o texto à esquerda, à direita ou ao centro de um objecto de texto. Pode ajustar o alinhamento do texto num objecto, seleccionando o objecto e clicando em um botão de alinhamento na barra de ferramentas Formatação. O botão Alinhar à Esquerda alinha o texto uniformemente pela margem esquerda da caixa de texto e é útil para texto de parágrafo. O botão Alinhar à Esquerda alinha o texto uniformemente pela margem esquerda da caixa de texto e é útil para texto de parágrafo. O botão Ao Centro alinha o texto ao centro da caixa de texto e é útil para títulos e cabeçalhos.

Exercício:
1 - Seleccione todas as caixas de texto do diapositivo 7.
2 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Ao Centro.
O texto nos objectos de texto são alinhados ao centro.
3 - Clique numa área em branco do diapositivo para desmarcar as caixas de texto.
4 - Clique no limite da caixa de texto de parágrafo com marcas de lista no diapositivo 7 com o ponteiro de selecção.
Aparece a caixa de selecção pontilhada.
5 - Na barra de ferramentas Formatação, clique na seta para baixo em Opções das Barras de Ferramentas, aponte para Adicionar ou Remover Botões e, em seguida, aponte para Formatação.
Aparece uma lista de todos os botões actualmente disponíveis para a barra de ferramentas Formatação.
6 - Na lista de botões adicionais, clique no botão Diminuir o Espaçamento entre Parágrafos para o colocar na barra de ferramentas.
Aparece uma marca de verificação ao lado da entrada.
7 - Clique na seta para baixo em Opções das Barras de Ferramentas para fechar a lista.
8 - Na barra de ferramentas Formatação, clique no botão Diminuir o Espaçamento entre Parágrafos .
O espaçamento entre parágrafos na caixa de texto diminui em 0,1 linhas, de 1,0 para 0,9.
9 - Clique numa área em branco do diapositivo para desmarcar a caixa de texto.
10 - Clique no limite do objecto de texto de parágrafo com marcas de lista no diapositivo 7 para o seleccionar.
11 - No menu Formatar, clique em Espaçamento entre Linhas.
É apresentada a caixa de diálogo Espaçamento entre Linhas.
12 - Clique na seta para baixo em Antes do Parágrafo até aparecer 0,1 e, em seguida, clique em OK.



O espaçamento entre parágrafos antes de cada parágrafo diminui em 0,1 linhas.
13 - Clique numa área em branco do diapositivo para desmarcar a caixa de texto.

4 - Localizar e Substituir Texto e Tipos de Letra
Os comandos Localizar e Substituir do menu Editar permite-lhe localizar e alterar texto específico numa apresentação. Os comandos Localizar e Substituir também permitem procuras mais detalhadas. Se pretender procurar palavras completas para que a procura não pare numa palavra que possa conter apenas parte da sua palavra de procura, seleccione a caixa de verificação Apenas palavras inteiras. Se pretender localizar uma palavra ou expressão com as maiúsculas/minúsculas em correspondência exacta, seleccione a caixa de verificação Maiúsculas/minúsculas. Para além de localizar texto, também pode localizar e substituir um determinado tipo de letra numa apresentação. O comando Substituir tipos de letra permite-lhe substituir todas as ocorrências de um estilo de tipo de letra que tenha estado a utilizar por outro.

Exercício:
1 - No menu Editar, clique em Substituir.
É apresentada a caixa de diálogo Substituir.
2 - Clique na caixa Localizar e, em seguida, escreva Aula III
3 - Clique na caixa Substituir por.
4 - Escreva Aula IV.



9 - No menu Formatar, clique em Substituir Tipo de Letra.
É apresentada a caixa de diálogo Substituir Tipo de Letra.
10 - Clique na seta para baixo em Substituir e, em seguida, clique em Tahoma.
11 - Clique na seta para baixo em Por e, em seguida, clique em Arial.
12 - Clique em Substituir.
Ao longo da apresentação, o texto formatado com o tipo de letra Tahoma altera-se para o tipo de letra Arial.
13 - Clique em Fechar na caixa de diálogo Substituir Tipo de Letra.

5 - Verificar a Ortografia
O verificador ortográfico do PowerPoint verifica a ortografia de toda a apresentação, incluindo todos os diapositivos, destaques, páginas de notas e de folhetos.

Exercício:

1 – Subsitua a palavra Aula no diapositivo 7 pela palavra Lesson
2 - A palavra Lesson aparece com um sublinhado vermelho ondulado, indicando que não estão correctamente escritas ou não são reconhecidas pelo dicionário.
3 - Seleccione a expressão francesa Je ne sais quois na caixa de processamento de texto.
4 - No menu Ferramentas, clique em Idioma.
É apresentada a caixa de diálogo Idioma.
5 - Desloque para baixo e, em seguida, clique em Inglês E.U.A.
O PowerPoint marca as palavras seleccionadas como palavras Inglesas para o verificador ortográfico.



5 - Clique em OK e, em seguida, clique para desmarcar o texto seleccionado.
6 – Corrija outros erros que o seu documento tenha, utilizando o verificador de ortografia que se encontra na barra de ferramentas padrão, ou clicando com o botão direito do rato por cima das palavras que tenham erros.

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