segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Aula 0 - Formação DCB

O DL Nº 140/2001 Cria o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, que no artigo 3 estabelece como competências básicas as competências em TI que contribuam para um exercício pleno da cidadania:
a) Escrever, imprimir e guardar um texto; b) Pesquisar informação na Internet; c) Receber e enviar correio electrónico.

1 – O Diploma de Competências Básicas em Tecnologia de Informação

É atribuído a todos os cidadãos que considerem não possuir as competências necessárias à realização directa do teste de certificação que confere o DCB, podem frequentar, anteriormente à realização do teste, acções de formação destinadas à aquisição dessas competências.
Pelo exposto, não é obrigatório a formação antes do teste. Para requererem, será necessário apresentarem no acto da inscrição: Bilhete de Identificação ou Registo de Nascimento.

2 – Destinatários

A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se a todos os cidadãos portugueses, ou cidadãos com residência fixa em Portugal, que se queiram candidatar á sua obtenção.

3 – Estrutura e Carga Horária

A obtenção do DCB é efectuada, através de aprovação num teste exclusivamente prático, com uma duração máxima de sessenta minutos. Aos candidatos que obtenham aprovação devem ser atribuídos os Diplomas após a conclusão do exame de certificação.

4 – Conteúdo da Certificação

- Criar e nomear uma pasta;
- Digitar, gravar e imprimir um texto;
- Aceder à World Wide Web;
- Entrar num motor de busca;
- Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;
- Entrar na caixa de correio electrónico;
- Ler uma mensagem e imprimi-la;
- Enviar uma mensagem, anexando o texto

As provas de desempenho associadas à realização do exame são acompanhadas e avaliadas por um monitor devidamente habilitado.
O candidato a quem não for concedido o Diploma por não ter executado com êxito qualquer uma das tarefas previstas, poderá solicitar novo exame.

5 - A quem interessa a certificação profissional?

A certificação no âmbito das Competências Básicas em TIC interessa à população em geral, no sentido de contribuir para evolução da sociedade e de combater a info-exclusão, bem como para garantir um exercício mais efectivo dos direitos de cidadania e promover maiores níveis de coesão social, no contexto da nova Sociedade do Conhecimento.
Interessa a trabalhadores e desempregados porque permite uma mais rápida e ajustada empregabilidade, pois estes passam a ter competências reconhecidas.
Interessa aos empregadores porque podem proceder a recrutamento mais ajustado às suas necessidades.
Todos os cidadãos podem agora ver formalmente validadas as suas competências básicas em tecnologias da informação, mediante a obtenção de um diploma.

6 - Consulte o nosso Manual de Formação On-Line

Sem comentários: